Se você está achando as Core Web Vitals muito complicadas e pensando que, talvez, não seja necessário ficar atento a elas, está na hora de rever seus conceitos. Afinal, as Core Web Vitals estão diretamente relacionadas à experiência do usuário — e é fundamental que ela seja positiva, não apenas em termos de ranqueamento no Google, mas também pensando na experiência dessas pessoas com a sua marca.
Nada pior do que visitar o site de uma empresa ou uma loja virtual e ter uma experiência ruim, com um site que demora para carregar, um layout confuso ou, ainda, com problemas graves na segurança, como vazamento de dados ou roubo de informações.
Toda essa má experiência será, automaticamente, ligada à sua marca, que ficará com uma impressão nada boa para seus clientes, leads e todos os públicos que você deseja atingir — e esse, certamente, não é o seu objetivo.
Em termos de SEO, as Core Web Vitals são essenciais, pois ajudam a aprimorar o desempenho das páginas, oferecendo uma navegação fluida e confortável para os usuários e, ainda, ajudando o seu site a ficar bem posicionado para as principais
palavras-chaves do seu setor.
Tudo isso significa, na prática, mais acessos e mais possibilidades de negócios, aumentando a inserção da sua marca no mercado e o seu número de conversões.
Em relação ao ranqueamento, contudo, o
Google anunciou que a reclassificação das páginas, com base no Core Web Vitals, começará apenas em meados de junho de 2021, com uma ação mais efetiva a partir de agosto. Isso significa que ainda dá tempo para você ajustar o seu site de acordo com essas novas mudanças!